19 de janeiro de 2012

A Evolução da Nossa Bike!

Todos nós já sabemos que a bicicleta é um veículo de duas rodas, sustentados por um quadro que é movido pelo o esforço e seu usuário, não é?!
Então mais vocês sabem que inventou a primeira bicicleta? E se ela era de madeira, plastico ou ferro???
Ai está:
Fonte: Wikipedia.

Andei pesquisando, e dados mais precisos são que a bicicleta tem origem por volta do ano de 1790,quando o conde francês Mede de Sivrac inventou o celerífero:
que se empurrava com um ou os dois pés - cujo nome é derivado das palavras latinas "celer" (rápido) e "fero" (transporte). Em 1816/17, o barão alemão Karl Friederich von Drais construiu a draisiana, espécie de celerífero, com a roda dianteira servindo de diretriz e gerando mobilidade através de um comando de mãos, que viemos a conhecer, mais tarde, como guidão.
Por volta de 1938, a bicicleta toma outra forma, quando o ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan desenvolveu um veículo - que ficou conhecido como velocípede - de duas rodas dotadas de biela de acoplamento, montadas no miolo da roda traseira e acionadas por duas alavancas presas na estrutura principal.
Em 1865, o francês Pierre Michaux incorporou pedais à roda dianteira do velocípede, sendo este o primeiro grande avanço. Por volta de 1880, outra mudança significativa foi introduzida pelo inglês Lawson, com a colocação da tração dos pedais sobre disco que, através de uma corrente, repassava o esforço para a roda traseira. Poucos anos depois, surgiu o câmbio de marchas, por Johann Walch, da Alemanha, o quadro trapezoidal, por Humber, da Inglaterra e, em 1891, os pneus tubulares e desmontáveis, por Michelin, da França. Essas últimas mudanças acabaram por construir a bicicleta com a forma aproximada da que ela tem nos dias de hoje.


No Brasil, não há pesquisas seguras quanto à data prevista da chegada ao país dos primeiros modelos de bicicleta. Presume-se que eles tenham surgido inicialmente na capital do império (RJ), entre 1859 e 1870, local onde se concentravam as pessoas com maior poder aquisitivo que mantinham relações com a Europa onde floresciam as primeiras fábricas de ciclos. Outro fato, por fatores de ordem econômica, é que a presença da bicicleta pode ter sido incrementada no fim do século XIX, quando vieram os primeiros migrantes europeus para o sul do país. Desde sua chegada, a bicicleta foi muito popular entre os trabalhadores, especialmente junto aos empregados de indústrias, de pequenos estabelecimentos comerciais e de serviços das grandes áreas urbanas.
Para conhecer mais sobre a história da bicicleta, acesse o site do Museu da Bicicleta, de Joinville
(extraído de: BRASIL, Ministério das Cidades e Secretaria Nacional de Trasporte e da Mobilidade Urbana. Caderno de Referência para elaboração de: Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades. Coleção Bicicleta Brasil - Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário